Aprenda a implantar a metodologia six sigma da melhor forma!

A metodologia six sigma corresponde a um conjunto de ferramentas que acompanham o desvio de recursos para atender às necessidades dos clientes. Se um atendimento demora mais que a média, gera tempo desperdiçado e a imposição de passar por melhorias.

O desenvolvimento dessa abordagem teve início em 1980, com o pontapé inicial dado pela Motorola. Outras grandes empresas começaram a aplicar e, com bons resultados, logo ele se popularizou. Hoje, é uma possibilidade capaz de oferecer diversos benefícios.

Na sequência, mostraremos como implementar a metodologia e quais são os seus impactos sobre o gerenciamento. Confira!

Como funciona o six sigma?

Embora represente um conjunto de ferramentas, o funcionamento da metodologia é como uma escala de qualidade. Nessa medição, o valor 1 sigma é o nível mais baixo e o 6 sigma o mais alto.

Podemos dizer que a intenção é medir a aderência do que é entregue aos clientes em relação ao esperado. Assim, é possível acompanhar resultados sobre o atendimento ao cliente, pós-vendas e assim por diante.

Qual é o passo a passo da implementação?

Ao contrário do que muitos acham, o processo não é tão complexo. No entanto, deve ser bem estruturado para oferecer os resultados desejados. Vejamos o passo a passo da implantação para entender como fazer.

Realize um diagnóstico organizacional

O entendimento do cenário atual é o ponto de partida. É preciso realizar um diagnóstico do negócio e compreender quais são as questões problemáticas e onde é possível implementar melhorias.

Como o planejamento tem início nesse momento, defina quais serão os métodos estatísticos e matemáticos usados para calcular os desvios e o nível de qualidade.

Monte uma equipe de atuação

Na sequência, é a hora de montar um time completo. Normalmente, há um facilitador e um certificado na metodologia six sigma, chamado de Black Belt. O restante da equipe é composto pelos interessados no projeto, como os profissionais e líderes do setor.

Recomendamos selecionar um grupo comprometido, engajado e capaz de propagar os conhecimentos necessários.

Inicie mudanças e testes

A partir do diagnóstico inicial, defina a melhor maneira de agir. É o momento de colocar as mudanças em prática, bem como estabelecer algumas regras e padronizações nas áreas complexas.

No entanto, nem tudo funcionará de primeira e, por isso, é importante testar, medir e acompanhar o tempo todo.

Implemente melhorias

Após encontrar as soluções, é a hora de consolidar as otimizações previstas, como mudanças em um fluxograma de processo ou no atendimento ao cliente. Após essa alteração, a medição deve continuar.

Sempre há espaço para obter melhoria contínua e a qualidade total. Entenda que, com a repetição do ciclo, é possível desenvolver vários projetos.

Quais os benefícios da metodologia six sigma?

Mas, afinal, por que fazer essa implementação? O motivo é simples: ela muda o negócio para a melhor. Com as alterações direcionadas, é viável explorar diversas vantagens. Conheceremos agora os principais pontos positivos.

Padronização de processos

Como é preciso criar regras na implementação, é possível deixar diversos processos padronizados. Além de oferecer consistência, isso também facilita o acompanhamento e a comparação, o que ajuda a diminuir erros e desperdícios.

Mais qualidade

Com uma melhora do atendimento, as mudanças implementadas pela metodologia six sigma garantem um nível maior de qualidade. Com isso, o negócio gasta menos, perde menos e se torna competitivo.

Aumento da fidelização

Já que a qualidade aumenta, o resultado também eleva a satisfação dos clientes. Isso potencializa a fidelização, o que ajuda a tornar o negócio ainda mais robusto, diferenciado e capaz de alcançar metas estratégicas.

Esses e outros impactos já foram sentidos em várias empresas. Além da própria Motorola, GE e Ford tiveram sucesso na implementação. A Ford, especificamente, conseguiu atingir um nível muito alto de qualidade, o que a permitiu a execução de mais de 10 mil projetos e a elevação de satisfação dos consumidores.

Como vimos, a metodologia six sigma é uma ótima forma de gerar melhor aproveitamento de recursos e de processos. Com a implementação adequada, o negócio passa a se destacar pela qualidade.

E você, o que você achou dessa alternativa? Deixe seu comentário e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *