fbpx

[Jul/19] Afinal, o que é o método Kaizen e como aplicar na minha empresa?

4 minutos para ler

O método Kaizen consiste em um conjunto de práticas com foco na melhoria contínua e que tem sido bastante valorizado pelas empresas por causa do aumento da competitividade e do nível de exigência dos clientes.

Essa metodologia surgiu no Japão, na década de 50, no século passado, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, as indústrias japonesas precisavam se reestruturar para voltar a atingir resultados expressivos.

Neste post, destacaremos algumas vantagens do Kaizen e mostraremos como é possível aplicá-lo para aperfeiçoar o rendimento dos colaboradores. Confira!

Fique atento às vantagens do método

A Toyota, por exemplo, e diversas empresas de grande porte apostam nessa metodologia para serem mais competitivas e capazes de cativar o público-alvo. Um dos motivos é que o Kaizen apresenta vários benefícios, como:

  • aumentar o nível de satisfação dos consumidores;
  • aperfeiçoar a comunicação entre as unidades da companhia;
  • diminuir custos;
  • implantar um programa de treinamentos mais focado nas necessidades corporativas;
  • melhorar a qualidade dos serviços;
  • proporcionar mais segurança aos funcionários;
  • reduzir o desperdício;
  • tornar a equipe mais produtiva.

À medida que uma empresa adota o método nas rotinas de trabalho, fica mais fácil perceber os benefícios proporcionados pelas mudanças obtidas com o apoio dessa prática.

Saiba como implantar

É importante conhecer a origem e as vantagens oferecidas por essa metodologia. Por outro lado, devem ser executadas atividades para que ela consiga bons resultados. Pensando nisso, mostremos algumas ações para o Kaizen fazer parte do dia a dia da empresa. Acompanhe!

Conhecer as etapas

Para esse método ser aplicado corretamente, é fundamental que as fases sejam executadas sem equívocos. A implementação abrange 3 etapas (antes do projeto, durante e após os trabalhos).

Antes da implantação, é necessário estabelecer o líder do projeto, os membros da equipe, as oportunidades de aperfeiçoamento e o que pode ser feito para melhorar os serviços. Na segunda fase, devem ser executadas as tarefas planejadas, os testes de melhoria e o monitoramento das ações.

Após o projeto, deve ocorrer a apresentação e o estudo dos resultados. Além disso, é preciso planejar as iniciativas com foco em atingir uma performance mais expressiva no futuro. Dessa forma, o método continua voltado para a melhoria contínua.

Capacitar a equipe

O conhecimento é peça-chave para bater metas e melhorar o desempenho. Uma empresa necessita de um programa de capacitação para os funcionários serem mais produtivos e inovadores.

Uma companhia, por exemplo, pode promover um treinamento para os colaboradores assimilarem a metodologia Lean. Investir na qualificação dos empregados é o melhor caminho para o Kaizen ser incorporado no dia a dia da organização.

Definir metas

Não basta contar com um método que incentiva a produtividade e o uso racional dos recursos, além disso, as corporações devem ter metas claras e viáveis de serem concretizadas para avançar em termos operacionais e financeiros.

Ao explicar a finalidade e o modelo de implantação da metodologia Kaizen, uma empresa tem mais chances de adotar esse mecanismo com sucesso. A comunicação é uma ferramenta imprescindível para conscientizar a equipe a buscar alternativas com foco na melhoria contínua.

Ter concentração nos acontecimentos

Por envolver algumas etapas e provocar constantemente a equipe, o método Kaizen exige que as lideranças verifiquem como as mudanças estão impactando nos resultados. Lançar novos procedimentos e objetivos sem acompanhar devidamente os trabalhos é um erro que deve ser evitado ao máximo.

Analisar como as tarefas estão sendo executadas a partir dessa metodologia é crucial para verificar os pontos positivos e o que pode ser aperfeiçoado. Se isso não for realizado periodicamente, o risco dos equívocos afetarem negativamente a imagem corporativa será maior.

Consultar a equipe

É positivo monitorar o desenvolvimento das atividades, mas é necessário ouvir os colaboradores para ajudá-los a superar os problemas que surgem com as mudanças de procedimentos. Uma gestão precisa estar aberta ao diálogo para manter a produtividade alta e o ambiente organizacional saudável.

Com planejamento, a implantação do método Kaizen proporciona um maior foco em resultados e em ações inovadoras. Isso é indispensável para uma empresa manter uma imagem positiva perante os stakeholders.

Se pretende melhorar a performance da sua equipe, vale a pena também ficar informado sobre o método Kanban. Conhecer novas formas de gestão é importante para vencer desafios!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta