Quais os melhores indicadores de desempenho de processos? Descubra!

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas adotem estratégias muito bem pensadas para se destacar no mercado e diferenciar-se da concorrência. Uma dessas técnicas consiste na análise cuidadosa dos chamados indicadores de desempenho de processos.

Esses indicadores consistem, basicamente, em uma reunião de dados, que, agrupados, permitem avaliar a operação das atividades empresariais. Por meio deles, fica bem mais fácil e confiável para que o gestor analise o que vem dando certo e deve ser mantido e o que vem sendo prejudicial e deve ser interrompido.

Ficou interessado em conhecer quais são os principais indicadores de desempenho de processos e como eles podem influenciar no sucesso de uma empresa? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Lucratividade

A lucratividade de uma instituição consiste na avaliação consistente de gastos e ganhos. Essa relação é fundamental para que uma empresa verifique se a sua atividade está sendo rentável e auxilia os gestores a efetuarem o chamado controle financeiro, que é vital para a continuidade e a sobrevivência da empresa.

Nos indicadores de desempenho de processos de lucratividade, o empresário realizará a comparação com outras corporações que concorrem no mesmo segmento e verificará se há algum tipo de déficit em relação a elas. Caso exista, deve haver um estudo mais detalhado para que se verifique onde a falha se localiza e o porquê de ela afetar o lucro líquido.

Com esse indicador, os profissionais responsáveis pelo setor financeiro da instituição identificam, em tempo hábil, qualquer entrave existente que esteja afetando a empresa e podem agir de modo rápido e efetivo.

Satisfação dos clientes

Outros indicadores de desempenho de processos que são extremamente importantes para uma empresa são aqueles que avaliam a satisfação dos clientes. Ora, o bom atendimento ao consumidor é a chave do sucesso de qualquer instituição. Com essa ferramenta, o gestor avalia se o seu serviço tem a saída esperada para o consumidor final e se os lucros advindos dessa operação estão adequados.

É fundamental também que não sejam consideradas apenas as opiniões e os índices positivos de clientes satisfeitos. Avaliar reclamações e sugestões de fregueses também é muito importante para a companhia, pois, desse modo, os gestores podem adequar alguma operação ou direcionar algum tipo de atitude a produtos e serviços que não vêm saindo como o desejado.

Avaliando esse indicador, os profissionais responsáveis verificarão rapidamente os desacordos, em qualquer processo, que sejam percebidos pelo consumidor final e que estejam afetando os ganhos da empresa. Dessa forma, a produtividade estará adequada aos anseios da clientela, e os lucros da instituição serão potencializados.

Turnover

Outro ponto-chave que deve ser dimensionado no âmbito de uma empresa diz respeito a seus colaboradores. As modificações no time de trabalhadores e a entrada e saída de profissionais são normais até certo ponto. Porém, se esses índices estiverem muito altos ou com oscilações frequentes, é importante dedicar uma atenção especial.

O chamado turnover diz respeito exatamente à quantidade de cooperadores que deixam os quadros da instituição em busca de novas oportunidades de trabalho em outras empresas. Esse indicador pode determinar, dentre outros fatores, que o clima organizacional não está favorável, que o profissional não se sente valorizado, que a concorrência tem oferecido condições melhores de trabalho etc.

Por meio dessa análise, o gestor pode considerar implementar benefícios aos seus funcionários, investir em cursos de capacitação, promover condições melhores de trabalho etc. Desse modo, a empresa passa a reter talentos e age positivamente em aspectos relacionados à produtividade, promovendo resultados melhores e maiores lucros.

Conversão de leads

Esse tipo de indicador diz respeito a uma ferramenta muito importante para o sucesso de uma empresa no mundo atual: o marketing digital. Em tempos em que a rede mundial de computadores é uma das principais formas de acesso a informações e maneiras de adquirir novos mercados, essa ação se mostra vital para que uma empresa obtenha êxito na sua atividade.

Um dos tipos de conversão de leads mais importantes e que deve ser avaliado de modo muito cuidadoso é o marketing de conteúdo. É preciso que se verifique se os clientes vêm sendo atingidos pelos posts em blogs e se esse tipo de iniciativa vem causando impactos positivos.

Uma empresa que investe nesse tipo de ação traça um diferencial competitivo muito importante e é capaz de alcançar posições mercadológicas de destaque. Uma dica que podemos fornecer para otimizar esses indicadores de desempenho em processos é contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Ela fornecerá a ajuda pontual para que a conversão de leads alcance mais clientes, e os ganhos empresariais, como consequência, sejam potencializados.

Produção da empresa

Esse indicador leva em consideração os itens que são produzidos pela empresa e os valores que são dispendidos por ela na sua fabricação. Se, para produzir algum item ou insumo, os valores gastos têm superado a lucratividade que será verificada, há algo de errado e que pode prejudicar a atividade empresarial.

Com esse tipo de análise, será possível mensurar a quantidade de investimentos que devem ser direcionados aos processos produtivos e de que forma eles poderão e deverão ser empregados na cadeia produtiva de uma companhia.

Por meio de tais índices, o gestor será capaz de diferenciar processos de produção de itens que sejam mais rentáveis e lucrativos e, se for o caso, otimizar a sua produção e verificar os que não vêm trazendo bons resultados ou aqueles em que os custos superam os ganhos. Dessa forma, a decisão de interromper, alterar ou manter algum processo de produção se torna muito mais fácil e segura.

Como vimos, os indicadores de desempenho de processos são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Esses índices auxiliam os gestores a identificarem, com facilidade, as operações que vêm sendo lucrativas e aquelas que estão sendo ruinosas.

Com isso, o empresário pode ter a tranquilidade necessária para agir de forma direcionada e tomar iniciativas favoráveis à empresa, como: correção de falhas em processos, capacitação de colaboradores, alinhamento de objetivos etc. Assim, aumenta-se a produtividade com base nas expectativas dos clientes e potencializam-se os lucros.

Gostou de saber um pouco mais sobre os indicadores de desempenho de processos? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos tão relevantes quanto este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *