Lean Services: como aplicá-lo nos serviços de uma empresa?

Ter clientes satisfeitos deve ser um dos objetivos de um negócio de sucesso. Com a impressão positiva, é possível se posicionar melhor e até se diferenciar dos concorrentes. Entre as diversas soluções disponíveis, podemos destacar a ideia de Lean Services.

Em uma espécie de adaptação do modelo de produção, a metodologia garante que empresas do terceiro setor possam atender a certas necessidades. Mesmo dentro do negócio, com serviços prestados entre os setores, é possível aplicar e ter bons resultados.

Quer descobrir como colocar Lean Services em prática? Confira as nossas dicas e entenda de uma vez!

Afinal, qual é a definição dessa metodologia?

A abordagem enxuta para serviços envolve o atendimento das demandas dos clientes na prestação de atividades de interesse. A ideia é garantir a satisfação, com eficiência e qualidade.

Diferentemente da manufatura Lean, que depende de matérias-primas e processos, a proposta de Lean Services está ligada ao fator humano. Por isso, também é preciso considerar a necessidade de ter a atuação adequada dos colaboradores.

Quais são os pilares da proposta de Lean Services?

Para que essa ideia se concretize na empresa, ela deve seguir alguns pontos principais — que servem para apoiar a prática da metodologia e direcionam sobre o que deve receber prioridade. Na sequência, mostraremos quais são os aspectos mais importantes. Confira!

Resolução de problemas

Quando uma pessoa contrata um serviço, significa que deseja solucionar um problema. Por isso, um dos pilares dessa abordagem é a resolução completa de qualquer questão apresentada pelo cliente. Se alguém pretende viajar de um ponto a outro, por exemplo, cabe à companhia de transporte garantir que seus passageiros cheguem onde desejam.

Personalização de entrega

Outro ponto interessante é que é preciso oferecer exatamente o que a pessoa busca. A personalização tem a ver com atender a uma necessidade específica, mesmo que não haja customização completa. No próprio serviço de transportes, não há uma atuação totalmente personalizada para cada passageiro. No entanto, a entrega do que é esperado ocorre pela oferta de um trajeto que atende às exigências.

Valor para as prioridades

Mais que receber valor agregado, os consumidores querem que ele esteja presente no que eles mais valorizam. Se alguém escolhe uma companhia aérea low cost, por exemplo, a economia é a prioridade. Em um trajeto executivo, o conforto e o luxo ganham atenção.

Precisão quanto ao tempo

Também recomendamos conhecer o momento em que os indivíduos querem receber o serviço. A entrega de um pedido, por exemplo, deve ter o menor tempo possível, de modo a satisfazer a necessidade de agilidade dos clientes.

Economia de tempo

Inclusive, isso tem tudo a ver com a economia de tempo. A metodologia enxuta se relaciona ao uso adequado de recursos, e, no Lean Services, isso conversa com o período de espera. É essencial fazer com que as pessoas não percam tempo, como na fila de banco ou no atendimento de suporte.

Redução das decisões

Embora os clientes queiram escolher o que desejam, também não querem encarar mais decisões que o necessário. A ideia é garantir uma decisão fácil, prática e que se adapte às pessoas. Na hora de contratar um plano de telefonia, por exemplo, o ideal é que o consumidor não perca tempo com diversas decisões para ter o que precisa.

Como utilizar o método na sua empresa?

A ideia de Lean Services pode ser aplicada em negócios de diferentes ramos. Em relação às atividades, é comum ver essa abordagem em hospitais e clínicas, empresas de transportes, de finanças, de marketing e assim por diante.

Não existe uma fórmula universal, já que é preciso considerar as características e necessidades de cada caso. No entanto, convém começar pelo reconhecimento das expectativas dos clientes e da padronização de processos, a fim de ter um fluxo de valor eficiente e com qualidade.

A ajuda da tecnologia é fundamental nesse processo. Ao coletar e analisar grandes porções de dados, fica mais fácil compreender quais são os pontos de destaque e o que ainda precisa ser melhorado.

A ideia de Lean Services permite conquistar a confiança e a satisfação dos clientes — internos e externos. Por meio da implementação adequada, é possível consolidar bons resultados.

Para facilitar essa prática, explore 5 ferramentas Lean para a melhoria de processos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *