fbpx

Entenda como investir em inovação empresarial e a importância para o futuro do negócio

6 minutos para ler

Muitos negócios acabam estagnando em um patamar que alcançaram e não promovem novos investimentos para captarem novos mercados e destacarem a sua marca. Isso pode prejudicar o empreendimento ao longo do tempo e, por isso, a inovação empresarial é uma estratégia fundamental para quem deseja sair à frente da concorrência nos dias de hoje.

Ou seja, para que a empresa sobreviva no mercado atual, é preciso inovar. Quando analisamos grandes negócios do passado, muitos deles já deixaram de existir ou mesmo não fazem mais parte da liderança do mercado. Já os que buscaram pelos meios tecnológicos para otimizar seus processos perduram até hoje como destaques do cenário mundial.

Dessa forma, preparamos este post para que você entenda como essa prática é importante para o futuro dos negócios. Confira agora!

Significado de inovação

Iniciando pelo básico, vamos detalhar questões conceituais de inovação. É normal, ao escutarmos essa palavra, pensarmos rapidamente em tecnologia. De fato, a prática de inovação está estreitamente ligada à utilização e ao desenvolvimento de novas tecnologias, porém não é apenas isso.

Inovar, notadamente em um meio corporativo, pode ser determinado como a possibilidade de o empreendedor sair de sua zona de conforto e procurar alternativas para fazer com que seu negócio seja mais competitivo e rentável.

Assim, com uma visão geral, o empreendedor deve sempre observar e analisar duas questões fundamentais no processo de inovação e modernização da empresa:

  • O que eu posso fazer para que minha empresa seja melhor?
  • O que eu ainda não tentei e o que posso fazer para conseguir alcançar resultados mais satisfatórios?

Posto isso, pode-se inovar em um negócio de várias formas. Seja com um método de diminuição de custos, seja, até mesmo, com a implantação de variadas técnicas para conquistar e encontrar novos fornecedores, pautando-se sempre pela busca de resultados mais eficientes para a empresa.

Tipos de inovação empresarial

Podemos especificar a inovação empresarial em dois modelos, conforme os reflexos e impactos que ela proporciona ao cotidiano da empresa:

  • inovação de um novo processo;
  • inovação que aprimora algo que já existe.

Um exemplo de inovação de um processo seria a formulação de uma nova mercadoria pela empresa, com fundamento em pesquisas feitas com seus clientes.

Em relação à inovação que otimiza o cotidiano de um empreendimento, um ótimo exemplo seria o uso de softwares de gestão, que ajudam o gestor a promover o controle financeiro e do estoque, melhorando o monitoramento do fluxo de caixa e a emissão de notas fiscais e relatórios.

Motivos para investir em inovação empresarial

Imagine que você tem um smartphone que está apresentando problemas. Então, antes que ele pare totalmente de funcionar e provoque mais transtornos, você precisa trocá-lo por outro, de preferência por um que seja mais moderno e disponibilize mais funcionalidades, certo?

A mesma coisa acontece com um empreendimento. É fundamental inovar antes que o negócio fique estagnado e ultrapassado e corra riscos de falência.

Nos dias de hoje, é visível o quanto o consumidor tem se tornado mais exigente ao optar por uma empresa. Nessa perspectiva, os micros e pequenos negócios, por exemplo, devem buscar formas de conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Para isso, não é suficiente somente uma boa estratégia de marketing — é necessário promover uma cultura de inovação que possa adaptar-se às vontades e às necessidades do consumidor, que mudam com certa frequência.

Dessa forma, enfrentar outras empresas do mercado não é uma tarefa impossível. Na realidade, exige-se somente que o empreendedor saiba encontrar as estratégias certas para conseguir destaque no segmento. E, nesse processo, é evidente a enorme importância da cultura da inovação empresarial.

Com tantas atividades e responsabilidades aglomeradas na pessoa do empreendedor, é necessário procurar meios de tornar a administração e o andamento do negócio mais célere, simples e eficaz. Nessa seara, a inovação e a tecnologia são amigas que não podem ser afastadas e precisam estar presentes no cotidiano da empresa.

Tendências da inovação empresarial

Há várias tendências de mercado quando o assunto é inovação empresarial. Veja a seguir algumas delas!

Personalização de atendimento

Nos dias atuais, o consumidor não se satisfaz apenas com um atendimento padronizado, com mensagens impessoais e baixa atenção aos problemas. Em vez disso, ele deseja uma atuação que seja customizada e eficaz, a fim de alcançar a satisfação máxima.

Por conta disso, é essencial que a empresa invista em um atendimento de qualidade e personalizado, que seja capacitado e esteja disponível quando for solicitado. Isso assegura um auxílio significativo para o cliente, ajudando-o a superar os problemas.

Maior utilização da tecnologia

Como fazemos parte da era digital, é impossível não citar a tecnologia como parte da inovação empresarial. A tendência nos negócios é que haja uma maximização do uso dos meios tecnológicos. Alguns mecanismos, como Big Data e Business Intelligence, por exemplo, otimizam o tratamento de informações e ampliam a competitividade.

Já a computação na nuvem disponibiliza uma maior mobilidade, assim como o uso de mecanismos móveis, que estão cada vez mais em evidência. Os consumidores estão em qualquer lugar e desejam que os negócios os acompanhem.

Cultura do on demand

A chegada das novas gerações também faz com que a economia do on demand seja gradualmente mais importante. Os consumidores agora almejam customizar seus planos e garantir mudanças no tocante aos padrões consumistas.

Assim, os negócios têm que se preocupar em disponibilizar novas alternativas que se encaixem nesse estilo, fornecendo conveniência, simplicidade e tranquilidade para quem contrata.

Automatização e integração de setores e filiais

Quando se fala em inovação empresarial, muitos não observam a importância que as filiais de uma empresa têm para o desenvolvimento do negócio como um todo. Os meios tecnológicos, como novos mecanismos de comunicação, sistemas de gestão integrados, entre outros, simplificam os processos e otimizam o trabalho conjunto dos setores da empresa.

Assim, é fundamental que setores e filiais sejam integrados para evitar falhas e para melhorar as atividades do dia a dia, fazendo também com que as tomadas de decisão sejam mais certeiras.

Enfim, é preciso que os gestores compreendam a importância da inovação empresarial e saibam estabelecer processos e filtrar ideias, a fim de identificar aquilo que pode ser um potencial para os negócios. É possível inovar em qualquer setor da organização, incluindo pessoas. Então, coloque essas questões em pauta e saia à frente da concorrência.

Gostou deste post? Agora, fique por dentro de assuntos como esse seguindo as nossas redes sociais (LinkedIn e Facebook)!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta