fbpx

Informações empresariais: por que não gerenciá-las em Planilhas Eletrônicas?

4 minutos para ler

Hoje, o mundo dos negócios é orientado por dados. O papel dessas informações empresariais estratégicas é orientar os líderes de negócios na tomada de decisões com base em fatos, tendências e números estatísticos. No entanto, com tantos dados disponíveis, é preciso mapear processos e colher informações úteis, para que seja possível tomar as melhores decisões sobre estratégia e crescimento.

Até pouco tempo, toda a informação de uma empresa era armazenada em planilhas. Não há nada de errado em utilizar essas planilhas, mas existem outras ferramentas melhores para a visualização e a comunicação de dados.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar a importância da gestão de informações empresariais com as ferramentas adequadas, apresentando as principais razões para não utilizar softwares de Planilha Eletrônica para fazer isso. Vamos lá?

Por que a Planilha Eletrônica não é bom para armazenar informação empresarial?

Para que os dados sejam compreendidos, as empresas precisam de novas ferramentas para ajudá-las a visualizar a informação empresarial com mais facilidade e eficiência. Um dos principais motivos pelos quais uma planilha não é a ferramenta certa para esse trabalho é a falta de projeção para armazenar dados históricos.

Muitas vezes, na tentativa de manter o tamanho das planilhas gerenciável, as informações antigas são “atualizadas” e as empresas perdem os dados do passado. Isso torna difícil ou impossível detectar tendências ao longo do tempo.

Outro ponto negativo é que o volume de dados apresentado pode levar a erros de interpretação. Sua equipe pode fazer escolhas ou tomar ações erradas com base nessa má compreensão. Sem falar que muitas pessoas não gostam de planilhas, o que pode desmotivá-las a analisá-las para encontrar insights.

Além disso, mesmo com soluções de computação em nuvem, é difícil compartilhar uma planilha entre muitos membros da equipe. Devido à possibilidade de os dados serem acidentalmente excluídos ou alterados, a planilha compartilhada raramente apresenta a situação em tempo real do negócio.

Qual a importância de utilizar sistemas modernos para análise de dados?

Sistemas desenvolvidos para gerenciar a informação empresarial, como softwares de automação de processos, ajudam você a tomar decisões oportunas sobre a saúde operacional do seu negócio. Eles permitem que você otimize o fluxo de trabalho, monitore a lucratividade, responda às demandas dos clientes, melhore a gestão financeira e forneça aos parceiros, investidores e principais interessados as informações vitais e oportunas.

Ao implementar sistemas eficazes para automatizar as tarefas de negócios rotineiras, é possível conquistar vantagem competitiva ao fazer um melhor uso dos recursos da empresa e conseguir um tempo de resposta mais rápido para atender aos clientes.

Com um bom sistema, a gerência pode facilmente extrair os fatos, números e outros dados de que necessita ao trabalhar em elementos, como projeções anuais, materiais de marketing ou, até mesmo, decisões de contratação.

Assim, com mais empresas procurando maneiras de crescer e manter-se competitivas no mercado, há uma necessidade de gerenciar a informação empresarial de forma proativa. Para isso, é preciso investir em um sistema que garanta a produtividade, a organização, a segurança de dados e a conformidade de normas.

E você, conhecia os benefícios de fazer uma boa gestão da informação empresarial? Quer receber mais materiais como este? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta