Conheça 5 ferramentas lean para melhoria de processos

A eficiência está muito associada à melhoria da produtividade dentro de uma empresa. Por esse motivo, os gestores se esforçam para aprimorar os processos corporativos. Com a tecnologia, fica fácil obter resultados positivos. Além disso, certas técnicas também favorecem o aumento da capacidade.

Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) é uma metodologia de trabalho que aplica técnicas com a finalidade de reduzir ao máximo os desperdícios, otimizando os lucros e diminuindo as despesas. Assim, a produtividade aumenta sem ser necessário interferir na qualidade dos resultados.

Neste post, mostraremos 5 ferramentas lean que ajudarão a melhorar os seus processos!

1. Just In Time

O Just In Time, conhecido de forma abreviada como JIT, é uma das estratégias lean mais praticadas nas empresas modernas. Consiste na produção do que é estritamente necessário, ou seja, do que é demandado pelo cliente.

Aplicando essa técnica, as empresas conseguem reduzir bastante seus estoques, já que trabalham somente com os produtos que realmente são procurados e comprados pelo consumidor.

Eliminam-se assim os gastos com mercadorias que, talvez, não seriam vendidas, perdas de produtos devido ao vencimento ou a danos e um grande capital não fica imobilizado.

2. 5S

O 5S é uma estratégia que permite que as outras ferramentas lean sejam efetivadas de forma padronizada, mantendo uma organização no fluxo de trabalho e em todos os departamentos da empresa.

O nome 5S decorre do fato de que existem 5 fatores (termos de origem japonesa) nos quais o trabalho deve se fundamentar:

  • seri: apenas os materiais necessários permanecem dentro do ambiente de trabalho, reduzindo os desperdícios de recursos, de espaço e de tempo;
  • seiton: o ambiente de trabalho deve permanecer sempre organizado, assegurando que cada material tenha um lugar específico, ao qual deve retornar depois de utilizado;
  • seiso: o ambiente de trabalho deve ficar sempre limpo, sem sujeira, nem itens em excesso ou sem necessidade (desse modo, fica mais fácil identificar falhas no ciclo de produção);
  • siketsu: os trabalhos efetuados nos três primeiros fatores devem ser padronizados;
  • shitisuki: nessa última etapa, a rotina no ambiente de trabalho se torna uma cultura efetiva e as melhorias são sempre estimuladas.

3. Takt Time

O objetivo dessa ferramenta lean é harmonizar o ritmo de geração das necessidades do mercado. Analisando as vendas, é possível realizar uma produção alinhada com a demanda. Os itens devem ser criados com plena eficiência, satisfazendo às expectativas do público.

Um dos resultados do Takt Time é a produção menos defeituosa. Os produtos são entregues no prazo (ou até antes) e com alta qualidade.

4. Kaizen

O Kaizen também se destaca porque promove melhorias em todos os departamentos de uma empresa. Os resultados positivos exigem o engajamento dos funcionários e dos gestores, a fim de que atuem em parceria, reconhecendo e respeitando a importância das tarefas que cada um desenvolve.

O método divide-se assim:

  • manutenção: cuja finalidade é evitar os imprevistos, seguindo um padrão no ciclo de produção;
  • melhoria: que busca melhorar os processos padronizados, aproximando-se cada vez mais do processo ideal.

5. Poka Yoke

Poka Yoke é uma ferramenta que se manifesta por meio de ações e dispositivos simples que buscam o controle de qualidade, evitando que possíveis erros se transformem em defeitos.

Os sensores são exemplos desses dispositivos, pois evitam a ocorrência de falhas e suspendem a produção de forma automática, caso necessário.

Para implantar as ferramentas lean em uma empresa é importante analisar a viabilidade e escolher as que mais são compatíveis com o perfil de seu negócio, aquelas que realmente suprirão as suas necessidades. Além de aumentar a eficiência, elas serão aliadas no setor financeiro, ajudando a diminuir consideravelmente os gastos.

Qual a sua opinião sobre a manufatura enxuta? Quais das ferramentas citadas você já aplica na sua empresa? Gostaria de mencionar outra? Aproveite para fazer seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *