Como melhorar a experiência do cliente na sua empresa?

Melhorar a experiência do cliente na empresa é o objetivo de qualquer gestor. É ela que influencia diretamente na fidelização de consumidores e, como consequência, no aumento e potencialização dos ganhos.

Uma instituição que investe em melhorias de atendimento à clientela tende a se destacar no mercado e se torna referência no seu ramo de atuação. O modo como o freguês é tratado e acolhido pelos gestores e colaboradores o leva a voltar a consumir produtos e serviços e fazer indicações a outras pessoas.

Ficou interessado em saber de que modo você pode interferir positivamente na experiência do cliente na sua empresa? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Invista no melhor atendimento

O atendimento ao cliente é um dos principais fatores que garantirão a sua satisfação, o seu retorno e indicações. Uma empresa que não se preocupa com o tratamento que o seu freguês recebe está seriamente fadada ao fracasso.

Em um universo totalmente competitivo, é fundamental investir nesse aspecto. Assim, é necessário criar no consumidor uma experiência tão satisfatória que ela deve ficar na sua memória — como exemplo de tratamento que toda pessoa deseja ter ao adquirir e utilizar produtos e serviços.

Para isso, treine seus colaboradores, diversifique o modo de atender, crie canais de aproximação, elabore estratégias que garantam a plena satisfação de sua clientela etc. Agindo dessa forma, a fidelização estará garantida e a sua empresa se tornará reconhecida no ramo de atuação segundo opiniões positivas de quem já foi atendido. Esse fator, inclusive, é um potencializador de lucros.

Qualifique seus produtos e serviços

Uma empresa que oferece produtos e serviços de baixa qualidade perde espaço no mercado e tende a não obter êxito no mundo empresarial. Investir em produtos de qualidade, portanto, significa um importante diferencial competitivo e uma estratégia fundamental de captação e manutenção de clientes.

Para melhorar a experiência do cliente, o gestor deve lançar mão de táticas que elevem a qualidade de produtos e serviços da instituição sem que isso aumente muito o valor cobrado do consumidor final.

É necessário fazer uma pesquisa de mercado a fim de entender como os concorrentes estão trabalhando e qual é o nível de qualidade de insumos e serviços que oferecem ao consumidor. Trabalhe dessa maneira e passe a entregar aos consumidores itens de qualidade idêntica ou superior com preços competitivos. Desse modo, a clientela passará a ver a sua empresa com ótimos olhos e você alcançará prestígio e destaque no mercado, potencializando lucros e aumentando a produtividade.

Otimize a agilidade nos processos

Sejamos francos, ninguém suporta comprar em um estabelecimento que conta com processos demorados e burocráticos, que exigem do consumidor passar um longo período na fila ou em atendimentos por telefone. Esse é um fator desmotivador para que o cliente volte a consumir produtos ou serviços naquela empresa.

Por isso, para melhorar a experiência do cliente, entenda que além de um bom atendimento e produtos de qualidade ele deseja agilidade e praticidade na realização de procedimentos na empresa.

Portanto, desburocratize seus canais de atendimento, simplifique os processos de pagamento, troca e recebimento de reclamações. Em hipótese alguma permita que o cliente fique muito tempo esperando para ser atendido ou enfrente filas para pagar pelo que comprou. Com essas táticas a empresa demonstra comprometimento com seus fregueses e, facilmente, alcança a sua fidelização.

Estimule feedbacks para melhorar a experiência do cliente

Escutar o que o consumidor tem a dizer é uma estratégia fundamental para otimizar o nível do atendimento. Assim, é possível fazer com que ele se sinta acolhido e seja tratado ainda melhor na próxima vez que for adquirir algum produto ou serviço da empresa.

Um gestor que se preocupa com o que o freguês tem falar, afinal, mostra-se comprometido em oferecer a ele um atendimento de qualidade e passa a contar com um importante fator de diferenciação para com a concorrência.

Além de ouvir as eventuais reclamações que podem ocorrer quanto ao atendimento ou qualidade do produto oferecido — e buscar a melhoria desses fatores — o gestor pode entender com o cliente como ele prefere receber suporte no pós-venda.

Assim, o empreendedor passa a conhecer o que os clientes sentem ou qual a sua opinião sobre o tipo de atendimento recebido, bem como os pontos que devem ser mantidos ou corrigidos. Desse modo, ele otimiza os seus serviços e passa a treinar sua equipe e colaboradores a fim de atender perfeitamente às exigências, reclamações e elogios recebidos.

Interaja nas redes sociais

Hoje em dia, uma das formas mais efetivas de melhorar a experiência do cliente e garantir captação de consumidores é a utilização das redes sociais. Certamente, a grande maioria dos fregueses de um empreendimento é utilizadora de alguma rede social. Logo, isso permite um contato mais próximo entre as partes, além de ser uma alternativa mais prática e eficaz se comparada aos métodos antigos.

Diferentemente de um panfleto ou de um e-mail de envio automático, as mídias sociais permitem um atendimento personalizado e humanizado com os seguidores por meio de fotos, vídeos, posts ou respostas diretas a questionamentos.

Para que você possa se utilizar dessa estratégia e conseguir otimizar a experiência do cliente, tenha um perfil ativo com postagens diárias e publique interações relacionadas ao seu ramo de atuação. Desse modo, você capta e seleciona consumidores em potencial e os fideliza.

Utilize recursos tecnológicos

É muito frustrante para o cliente utilizar serviços de uma instituição que faz uso de técnicas de venda e atendimento arcaicas. É fundamental, então, que a empresa conte com a tecnologia para oferecer seus produtos e promover melhorias no atendimento ao cliente da forma mais atualizada e eficaz possível.

Esse modo de operação facilita os interesses de ambas as partes e promove a otimização da experiência do cliente ao contar com os produtos e serviços da companhia. É essencial, no entanto, que o gestor invista nesse aspecto e que a equipe e colaboradores estejam plenamente capacitados para utilizar os fatores tecnológicos em sua plenitude.

Portanto, percebemos que melhorar a experiência do cliente na empresa é um ponto fundamental para o sucesso do empreendimento no ramo empresarial. É vital que o gestor lance mão das técnicas e estratégias aqui apresentadas a fim de fidelizar consumidores e transformar clientes satisfeitos em vetores de boas informações — possibilitando a captação de mais fregueses.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe suas experiências conosco e com outros leitores deixando um comentário neste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *