fbpx

Como aumentar a produtividade da sua empresa? 6 dicas essenciais!

6 minutos para ler

Como aumentar a produtividade e obter resultados mais expressivos? A resposta é o que mais as empresas buscam atualmente, pois a necessidade de reduzir custos e melhorar os serviços é fundamental para alcançar uma posição de prestígio perante os stakeholders.

À medida que uma companhia adota medidas para ser mais produtiva e eficiente, maiores são as chances de oferecer produtos e serviços de alta qualidade e que tenham preços atraentes. A concorrência está cada vez mais qualificada e atenta, exigindo decisões rápidas para manter a competitividade em um elevado patamar.

Neste post, destacaremos 6 dicas valiosas para a sua organização expandir a produtividade e ter mais condições de fidelizar os clientes. Confira!

1. Identificar e corrigir falhas

Uma iniciativa que muitas companhias buscam para serem mais produtivas é a identificação dos equívocos cometidos durante os diversos processos implantados. É necessário um olhar muito atento e uma visão crítica para visualizar o que pode ser corrigido o mais rápido possível.

Além disso, é crucial pensar em medidas sobre como aumentar a produtividade e consertar o que não está sendo feito devidamente. Essas atividades podem ser concretizadas por meio do registro das falhas que estão ocorrendo no dia a dia. Com essas informações coletadas, é viável pensar em como orientar os colaboradores para os equívocos serem minimizados.

Também pode haver um investimento na automatização das rotinas de trabalho. Assim, equipamentos ou sistemas executam tarefas anteriormente realizadas por funcionários. A medida ajuda a reduzir custos e evita o desperdício de tempo por causa de retrabalho. 

2. Dar autonomia aos colaboradores

Os empregados precisam ter um ambiente de trabalho que os incentivem a tomar decisões de forma mais assertiva. De que maneira é possível fazer isso? O primeiro passo é investir na capacitação da equipe. Se não houver um trabalho voltado para a melhoria contínua, os funcionários ficarão acomodados e menos confiantes em agir por conta própria.

Dar autonomia aos colaboradores não significa que empresa deve abrir mão da hierarquia. É necessário fazer com que a equipe entenda as regras estabelecidas e esteja habilitada a ser mais proativa na resolução das demandas. Se houver um controle muito rígido na execução das atividades, os funcionários ficarão muito dependentes dos gestores.

Não há como aumentar a produtividade sem que os empregados sejam estimulados a tomarem decisões sobre como resolver as tarefas com eficiência e rapidez. A parceria entre gestores e colaboradores é indispensável para bater metas e apresentar resultados mais expressivos.

3. Apostar na tecnologia

O avanço tecnológico é um fator que contribui bastante para as organizações serem mais produtivas e atentas às demandas do mercado. Se um empreendedor tem receio sobre como aumentar a produtividade, é porque não conhece profundamente diversas ferramentas de tecnologia da informação disponíveis no mercado.

Hoje muitas companhias estão adotando a computação em nuvem. Esse recurso se destaca por possibilitar que os colaboradores utilizem documentos e sistemas de qualquer lugar com acesso à internet.

Há também softwares que permitem o compartilhamento de arquivos, propiciando o trabalho colaborativo, a troca de informações e a correção de equívocos. Os funcionários ainda podem adotar aplicativos para acompanhar o andamento de projetos e agendar compromissos relacionados com o trabalho.

O uso de recursos tecnológicos permite que a rotina profissional seja mais organizada, o que ajuda o empregado a gerenciar melhor as atividades e a elevar a produtividade. É importante destacar que as companhias devem preparar a equipe para a implantação de novos sistemas. Dessa forma, os colaboradores se adaptarão mais rapidamente à mudança, e a empresa produzirá ainda mais. 

4. Mapear processos

Uma forma inteligente de como aumentar a produtividade é por meio do mapeamento de processos. Essa iniciativa acompanhará as atividades realizadas desde o início até o fim. Por exemplo, uma loja de sapatos realiza vendas pela internet. Nesse caso, é feita uma descrição de como o cliente entra em contato e adquire o produto até o momento que recebe a mercadoria em casa.

Com o foco em atingir resultados positivos, as empresas trabalham com a revisão dos processos mapeados. Assim, é possível analisar o que pode ser feito para satisfazer o público-alvo. No caso da loja de sapatos, é interessante verificar se é viável aperfeiçoar a usabilidade do site, fazendo com que o consumidor perca menos tempo para finalizar a compra.

Também pode ser analisado se o caminho percorrido para a entrega é o mais adequado e econômico para a organização. O mapeamento de processos somente será útil com um acompanhamento permanente.   

 5. Reduzir a burocracia interna

Conceder mais autonomia aos empregados é uma forma inteligente de como aumentar a produtividade. Para essa medida ser concretizada, é fundamental que a burocracia interna seja reduzida.

Por exemplo, a Assessoria de Comunicação Social tem como uma das atribuições a postagem de conteúdo nas redes sociais. Dependendo do assunto, o setor pode ser liberado para fazer as publicações sem a autorização da Diretoria. Em geral, os diretores são ocupados e nem sempre estão disponíveis para avaliar as informações. Nesse caso, o ideal é haver um alinhamento para tornar mais simples o processo de publicação quando o material não estiver abordando um tema delicado.

Facilitar o trâmite dos serviços é vital para as empresas serem mais ágeis e capazes de responder às demandas do mercado de forma correta. Essa ação pode ser facilmente efetivada com diálogo e uma comunicação interna fácil de ser assimilada pelos empregados.  

6. Anexar documentos

Na era digital, guardar uma infinidade de documentos em armários significa desperdício de tempo e de dinheiro. Para ter mais autonomia e aumento de produtividade é essencial que documentos sejam anexados aos processos internos digitalmente, e que sejam encontrados de forma fácil por meio de softwares.

Localizando as informações de forma mais rápida e prática, os empregados terão melhores condições de trabalho e serão ainda mais produtivos. O arquivamento de um documento digital, junto ao seu processo, propicia uma organização com menos tempo perdido na hora de encontrar esse documento.

Há várias ações relacionadas a como aumentar a produtividade em uma companhia. Para efetivá-las, é recomendado que haja um planejamento e uma boa comunicação com os colaboradores. Isso porque o engajamento contribui bastante para o rendimento de toda a equipe.

Gostou das informações para gerenciar melhor os seus negócios? Então vale a pena nos seguir nas redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta