fbpx

[Jul/19] Conhece o Centro de Serviços Compartilhados? Entenda suas vantagens

6 minutos para ler

Manter a competitividade em um alto padrão tem obrigado as empresas a buscarem alternativas para aperfeiçoar os processos de forma contínua. Essa tendência é uma das responsáveis pela adoção do CSC (Centro de Serviços Compartilhados).

Contar com uma gestão mais eficiente e inteligente é crucial para as organizações avançarem, terem mais condições de inovar e conquistar respeito e confiança do público-alvo. As unidades de uma empresa precisam agir de maneira ordenada e integrada. Do contrário, os resultados serão abaixo das expectativas.

Neste post, destacaremos como deve ser a implantação de um CSC e os benefícios proporcionados por esse recurso às corporações. Confira!

Entenda o que é Centro de Serviços Compartilhados e como implantá-lo

O CSC consiste em uma estrutura de centralização de trabalhos que abrange diversos segmentos de uma empresa, como contabilidade, finanças, logística, TI, marketing e RH. No Brasil, esse mecanismo começou a ser utilizado na década de 1990.

Porém, passou a ser mais aplicado por empresas brasileiras com a crise econômica de 2008. Isso porque essa estratégia se tornou vital para muitas organizações se manterem competitivas e capazes de entregar bons serviços, bem como consolidarem as vendas em níveis satisfatórios.

Para implantar um Centro de Serviços Compartilhados é necessário realizar uma série de atividades. Uma delas é diagnosticar como trabalham os setores com a intenção de analisar os processos, a capacidade de obter bons resultados, o uso dos recursos humanos, a aplicação da TI e a tomada de decisão.

Esse diagnóstico propicia modelar as ações para implantar o CSC e criar a infraestrutura adequada para ele funcionar adequadamente. É recomendado que as companhias busquem integrar sistemas e automatizar processos para que as funções de apoio funcionem de forma harmônica e eficiente.

Também é essencial que haja um SLA (Acordo de Nível de Serviço) entre o prestador de serviços e o cliente. Esse procedimento é importante para que os trabalhos sejam executados dentro de parâmetros de desempenho estabelecidos entre as partes.

Conheça as vantagens do Centro de Serviços Compartilhados

Se a implantação do CSC for executada dentro das melhores práticas, há uma série de benefícios proporcionados por essa iniciativa que abordaremos em alguns tópicos. Acompanhe!

Reduzir custos

Independentemente do porte do seu negócio, o Centro de Serviços Compartilhados diminui os gastos com a centralização das atividades. Isso porque evita a redundância de mão de obra, o que ajuda consideravelmente a cortar despesas.

O CSC permite ainda que os processos sejam efetivados de maneira mais ágil, fazendo com que as tarefas sejam concluídas rapidamente e de forma correta. Isso afasta o retrabalho, que provoca perda de tempo e dinheiro.

Expandir a produtividade

O Centro de Serviços Compartilhados economiza recursos por meio da padronização das atividades. Esse mecanismo também favorece o aumento da produtividade, porque possibilita uma série de ações, como:

  • diminuir os erros;
  • tornar as atividades operacionais mais simples e previsíveis;
  • reduzir o tempo de execução das tarefas.

O uso da tecnologia é essencial para a equipe ser mais produtiva. Facilitar a rotina de trabalho por meio de sistemas viabiliza cumprir as demandas de maneira mais rápida, correta e eficiente. Esse aspecto torna uma empresa mais competitiva e capaz de acompanhar as principais tendências do mercado.

Melhorar a qualidade dos serviços

Com a estrutura organizacional devidamente modelada, processos mais enxutos e funcionários mais produtivos, o Centro de Serviços Compartilhados viabiliza o aperfeiçoamento dos serviços.

Isso tem um impacto direto no relacionamento com todos os segmentos do público-alvo. À medida que colaboradores e consumidores percebem que a companhia está evoluindo, maiores são as chances de engajamento e de elevar as vendas.

Tornar a comunicação mais simples

O distanciamento entre as unidades e a falta de sistemas de integração são fatores que aumentam as possibilidades de haver ruído na comunicação. Se uma orientação não for devidamente compreendida pela equipe, é alta a probabilidade de haver erros que vão prejudicar a imagem corporativa.

A implantação do CSC aproxima os setores e dá condições favoráveis para um diálogo que seja vital para padronizar as atividades e acompanhar como as áreas estão convivendo com as novas práticas.

Facilitar a troca de informações entre as unidades precisa ser uma das principais metas de uma empresa. O conhecimento é um grande diferencial para melhorar os serviços e criar soluções inovadoras.

Dar um maior suporte para o crescimento

A centralização das atividades pelo CSC proporciona aos setores mais ligados à atividade-fim de um negócio ter maior foco nas prioridades do momento. Por exemplo, os gestores de desenvolvimento de softwares de uma empresa de TI deixam de perder muito tempo com a contratação de treinamento para a equipe.

Essa iniciativa passa a ter maior envolvimento da área de apoio. Assim, o foco das lideranças fica direcionado para o core business (principal negócio da companhia), propiciando uma análise mais profunda de correção de equívocos e de mudanças a serem feitas para aperfeiçoar os trabalhos.

A estratégia tem um papel-chave para as empresas expandirem e conseguirem resultados mais expressivos. Por isso, é necessário liberar os principais gestores para avaliar novas alternativas para cativar os clientes.

Aprimorar a tomada de decisão

Com gestores mais envolvidos com as atividades-fim, a tomada de decisão passa a ser um processo construído de maneira mais madura. Isso acontece porque o Centro de Serviços Compartilhados cria um ambiente mais favorável para a integração de sistemas e a troca de informações entre os setores.

O acesso mais rápido a informações relevantes para a corporação possibilita que os líderes visualizem as melhores alternativas para uma empresa superar as dificuldades e oferecer serviços de alto nível para o público-alvo.

Expandir a satisfação dos clientes

Decisões corretas, comunicação simplificada, funcionários produtivos e serviços de alto nível colaboram para aumentar o nível de satisfação dos usuários com o atendimento oferecido pela empresa.

Essa conjuntura se torna mais viável com a implantação da Centro de Serviços Compartilhados, porque a empresa passa a ser mais ágil ao integrar equipes e a compreender as principais tendências do mercado.

Além de implantar o CSC, uma empresa pode evoluir ao compreender 6 motivos vitais para apostar em automação de processos. Afinal, o conhecimento é um diferencial cada mais decisivo no mundo dos negócios!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta