fbpx

Automação empresarial: por que devo investir pesado nisso?

7 minutos para ler

A automação empresarial transforma a maneira como as empresas operam, permitindo mais agilidade e eficiência em seus negócios, redução de gastos e maior produção. Para médias e pequenas empresas, é um grande benefício, pois significa que o tamanho dos negócios não importa muito e que a automação pode, na verdade, dar vantagem a marcas menores em relação aos seus concorrentes maiores.

Esse não é um conceito novo. Desde o século passado, vem sendo empregada em fábricas, empresas e nos mais diversos tipos de negócios, de muitas formas diferentes. No entanto, para muitos, ainda permanece um conceito e não uma realidade.

Para transformar em prática a teoria, no texto a seguir, apresentamos as formas de alcançar a automação empresarial e mostramos por que a automação de processos é tão importante para os negócios, principalmente em marcas menores, já que possibilita ao gestor levar a empresa para o próximo nível. Acompanhe.

A automação como fator de eficiência e competitividade

A automação de empresas nada mais é que a implementação de tecnologia nos procedimentos de gerenciamento de informações, dados e outros processos que possam reduzir os custos e os recursos necessários ao empreendimento. Automatizando as principais atividades da empresa por meio da tecnologia de computação, o aumento da produtividade é o primeiro resultado visível, e, como consequência, os gastos são significativamente amenizados.

Por exemplo, se a execução de uma tarefa exigia a presença de um ou mais colaboradores, com a automação, esse esforço manual pode ser substituído e redirecionado para a realização de outros trabalhos, que apenas a habilidade humana seja capaz de produzir. Assim, os recursos humanos são poupados. Além disso, as falhas e os erros comuns nos procedimentos humanos são eliminados.

A automatização é projetada para proporcionar eficiência e aumentar a estabilidade e a produtividade operacional das empresas, integrando tecnologias essenciais aos negócios. Primeiro, é feita uma análise de todas as atividades. Verifica-se, inclusive, o relacionamento externo da empresa, seja com clientes, seja com fornecedores e outros parceiros externos. Em seguida, são desenvolvidos processos automatizados de software e computação.

Os novos processos de manufatura introduzidos com a Revolução Industrial deram os primeiros passos para progredir e resultar na atual automação empresarial. Essa, no entanto, vai muito além. Não se trata apenas de mais eficiência com a utilização de máquinas, pois, na automação, todos os setores da empresa, assim como todos os colaboradores, são integrados, recebendo informações simultâneas, tendo os erros corrigidos automaticamente e tomando decisões rápidas.

A automação empresarial significa conseguir o máximo da capacidade do negócio sem que seja comprometido o lucro. Ou seja, é a otimização de todos os recursos para aumentar a capacidade das etapas que compõem a cadeia produtiva. É por isso que a implementação da automação é essencial para a competitividade.

Os processos empresariais que devem ser automatizados

Nos dias de hoje, a automação é essencial para o êxito dos negócios e, agora, já sabemos o porquê. À medida que as organizações vão transformando seus negócios com o uso da tecnologia, há vários benefícios e recursos proeminentes nesse aprimoramento. A questão que ainda levanta dúvidas diz respeito à implantação. Listamos, abaixo, como a automação pode ser colocada em prática nos principais processos empresariais. Vejamos!

Gestão de contratos

É claro que o uso de softwares e aplicativos pode padronizar o conteúdo, a linguagem e a aplicação de um contrato, assim como também pode diminuir a taxa de inadimplência por meio de cobranças automáticas. No entanto, o principal encontra-se na segurança contratual.

São muitos os relacionamentos que uma empresa tem. Com eles, são assumidas responsabilidades recíprocas. Com uma legislação como a nossa, que está em constante mudança, para diminuir erros e evitar surpresas desagradáveis, é possível contar com a tecnologia. Alguns softwares podem ser direcionados de forma a alertar sobre mudanças na lei e de modo a verificar se o contrato está realmente seguindo as diretrizes legais.

Marketing digital

Com o avanço da tecnologia, milhares de pessoas em todo o mundo têm acesso à internet. É por isso que o marketing digital está tão em evidência. No entanto, não adianta apenas disparar e-mails ou encher de publicidade diversas páginas. É preciso analisar o público-alvo e saber exatamente quais são suas preferências para conquistá-lo.

Um bom exemplo de publicidade online é o marketing de conteúdo. Nele, primeiro, são oferecidos ao consumidor informações e dados relevantes sobre um assunto de seu interesse. Apenas em um segundo momento, é que realmente a publicidade é feita.

Comercial

A automação atua em todas as áreas da empresa. Seu objetivo é integrar para reduzir erros e custos e aumentar a eficiência. Em razão disso, nenhum setor da organização fica de fora. O segmento comercial é o mais importante nos negócios, então, é fundamental iniciar a automação por ele.

Várias são as tarefas que podem ser transformadas e modernizadas. O atendimento ao consumidor, por exemplo, pode ser muito mais ágil, com soluções online oferecidas por recepcionistas digitais. Entregas podem ser mais rápidas, e o principal é que as tomadas de decisões acontecem de forma eficiente.

As vantagens da automação empresarial

A automação empresarial é um trabalho com mais valor agregado, mantendo os negócios cada dia mais competitivos. Usa-se a tecnologia para fazer mais em menos tempo e com menos recursos. São muitos os seus benefícios, e, dentre eles, podemos citar os abaixo dispostos.

Redução de custos

É comum as empresas encontrarem dificuldades para aumentar sua lucratividade. Por isso, um dos grandes objetivos é a redução de custos. Porém, reduzir gastos sem uma boa estratégia pode significar diminuição na capacidade de produção e na qualidade dos produtos e serviços prestados.

Com a automação, as empresas descobriram que é possível reduzir os gastos sem afetar negativamente a companhia — pelo contrário, agregando valor à marca.

Isso ocorre porque a consequência natural da automação é a redução dos custos, que vai desde a diminuição de insumos com processos de produção mais inteligentes até a redução na necessidade de recursos humanos.

Aumento da produtividade

À medida que uma empresa cresce, a produtividade se torna uma preocupação maior e, com ela, a necessidade de tecnologia. Essa caminha junto à eficiência, sendo impossível falar de procedimentos mais efetivos sem falar em modernização.

Hoje, as organizações podem contar com diversos aparelhos, softwares e aplicativos que ajudam nas tarefas rotineiras da empresa. Toda a gestão, como acompanhamento de atividades, gerenciamento dos gastos, padronização de procedimentos e estratégias de organização, pode ser realizada de forma simples e rápida quando a automação é implementada.

A automação empresarial beneficia principalmente o consumidor. Afinal, uma produção mais eficiente e menos dispendiosa leva produtos e serviços mais acessíveis aos clientes. Tudo isso, além de permitir que empresas de médio e pequeno porte possam concorrer com mais igualdade com as gigantes do segmento, também exige mais qualidade do que é oferecido no mercado.

Quer saber mais sobre como potencializar os seus negócios e aumentar o faturamento? Entre em contato conosco, pois estamos prontos para ajudar a sua empresa a crescer.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta