7 relatórios gerenciais mais importantes para sua empresa!

relatórios gerenciais

Para potencializar a sua estratégia de crescimento, é importante acompanhar regularmente os relatórios gerenciais. As informações empresariais desses documentos são fundamentais para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte ou segmento.

Um dos principais benefícios imediatos desses relatórios é incentivar uma empresa a estar aberta a novos ideais e métodos que melhorem a eficácia e a eficiência, aumentando a satisfação do cliente e promovendo o crescimento da organização.

Por isso, neste artigo, vamos esclarecer no que consistem esses documentos e qual a relevância deles para os negócios. Continue a leitura para saber mais!

Qual a importância dos relatórios gerenciais?

Os relatórios de negócios são valiosos para analisar criticamente dados financeiros, de desempenho, de produtividade e outras áreas nas quais a empresa está indo bem ou mal. Esses documentos ajudam a ter uma abordagem de causa e efeito para a solução de diversos problemas.

Você pode descobrir, por exemplo, que um departamento está com baixo desempenho, não atingindo metas e enfrentando mais turbulências e rotatividade do que outros setores. A causa pode ser gerencial ou devido a um problema revelado no próprio relatório. Com o conhecimento obtido, o proprietário ou gerente da empresa pode investigar e resolver o problema.

Dessa forma, quando se fala em relatórios gerenciais, as principais áreas em que eles se concentram são os lucros, produtos e, até mesmo, os departamentos da organização. No entanto, existem vários outros setores importantes para gerar relatórios. Veja, abaixo, alguns deles!

1. Financeiro

Proprietários de empresas que desejam expandir seus negócios podem se beneficiar de demonstrações financeiras, principalmente aquelas que se estendem para o futuro. É comum que as organizações tenham projeções financeiras entre cinco a dez anos à frente.

Elas reúnem informações de relatórios semanais, mensais e trimestrais, incluindo demonstração de resultados, balanço patrimonial, contas a pagar, recebíveis e demonstração dos fluxos de caixa, para construir cenários futuros. Embora esses relatórios projetados possam não ser totalmente confiáveis, essa atividade ajuda os empresários a permanecerem focados no longo prazo.

2. Vendas

Esse relatório fornece uma visão geral do processo comercial de uma empresa, incluindo operações, estratégias e análises das vendas bem-sucedidas. Nesse processo, são acompanhadas as informações em cada etapa das atividades de vendas, com o objetivo de prever onde está o sucesso do negócio e determinar onde melhorar seus resultados.

Com isso, você saberá exatamente o que está impulsionando as vendas para descobrir como mantê-las à medida que seu mercado e empresa crescem.

3. Satisfação do consumidor

Em um mercado competitivo, onde as empresas competem por clientes, oferecer um bom atendimento é visto como um diferencial importante. Qualidade, eficiência, serviço e confiabilidade são os termos comuns quando se fala em satisfação dos clientes. Entretanto, retê-los é uma arte.

Para isso, é fundamental começar a medir e acompanhar os índices de satisfação do consumidor. A partir de relatórios, é possível perceber índices com qualidade insatisfatória, o que pode gerar insights para criar ações que resolvam os problemas ou melhorem os produtos e serviços.

4. Crescimento

O foco de um negócio muda à medida que ele cresce. Identificar oportunidades de crescimento, portanto, torna-se uma prioridade para o sucesso a longo prazo.

Mesmo que você esteja feliz com o desempenho atual da organização, é preciso continuar procurando maneiras de se desenvolver. Se não o fizer, corre o risco de permitir que os seus concorrentes cresçam e conquistem uma participação de mercado que poderia ser sua.

Para elaborar uma estratégia de crescimento de negócios bem-sucedida, você precisa saber exatamente a situação da empresa atual. Essa visão é demonstrada pelo relatório de crescimento. Ele ajudará a garantir que a sua organização esteja adequadamente estruturada e tenha recursos para viabilizar ações de expansão e otimizar o fluxo de trabalho.

5. Controle de estoque

Antecipar a demanda certa para o seu produto é importante para o sucesso de uma empresa. Quando se fala em planejar vendas no futuro, é preciso saber administrar os níveis de estoque para atender seus clientes. Com isso, é possível garantir que você tenha uma quantidade ideal de produto disponível a todo momento — evitando, assim, cenários de falta ou excesso de estoque.

Por isso, saber quanto estoque você tem a qualquer momento, por meio de relatórios gerenciais, é fundamental para um negócio bem-sucedido. Esses documentos mostrarão quantas mercadorias você tem em mãos e o que precisa ser comprado. Isso permite um controle eficiente, garantindo que o seu capital está sendo usado da melhor maneira possível.

6. Resultados

O relatório de resultados é uma lista contendo todas as receitas geradas e despesas incorridas por uma empresa ou departamento. Esse documento é um dos relatórios gerenciais mais importantes, pois mostra simplesmente o lucro ou prejuízo gerado pelas operações.

Demonstrações de lucros e perdas podem ser analisadas pela empresa como um todo ou de apenas um departamento, desde que as receitas e os custos sejam registrados. Para isso, é importante utilizar sistemas que monitoram processos e integram dados da organização — como a solução da Sobix — para gerar relatórios mais confiáveis e precisos.

7. Fidelização dos clientes

Se os seus clientes sabem que você se importa o suficiente para perguntar sobre o que eles gostam e não gostam em seus produtos ou serviços, é grande a chance de aumentar a sua taxa de fidelização.

Fazer pesquisas e acompanhar relatórios de retenção de clientes ajuda a garantir a continuidade dos negócios, as oportunidades de crescimento e de exploração de novos mercados. Por isso, a única maneira de sustentar um crescimento lucrativo é ter certeza de que você sabe quem são seus melhores clientes e porque eles gostam da sua marca.

Assim, mesmo que, um dia, as empresas fiquem sem papel, os relatórios continuam a ser uma parte essencial dos negócios. Adotar um sistema de gerenciamento que utiliza dados precisos e em tempo real, a partir de relatórios relevantes, é fundamental para tomar decisões mais informadas.

Por meio de relatórios gerenciais, a otimização do processo de gestão de negócios é harmonizada, resultando em alto desempenho, confiança de funcionários e clientes, bem como no aumento da base de clientes.

E você, já conhecia os principais relatórios gerenciais utilizados pelas empresas? Ficou interessado em aplicar a solução da Sobix para integrar dados e monitorar processos? Então, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *